Sobre nós

IMPACTO Auditoria em Saúde

Fundada em 1995, na Cidade de Curitiba, a IMPACTO teve a finalidade de terceirizar as atividades de auditoria médica de uma grande seguradora no Paraná. Desde o início, a contribuição por parte de seus sócios-fundadores na atividade de auditoria médica no país foi imensa. Além de difundirem nacionalmente diversos conceitos de uma atividade até então não regulamentada e realizada pelo bom senso e discricionariedade dos profissionais médicos e de enfermagem, foram os grandes responsáveis pela institucionalização dessa atividade. Fundaram e presidiram as associações estaduais de auditoria médica – SOMAP (Sociedade dos Médicos Auditores do Estado do Paraná – 1996) – e de enfermagem – SPEA (Sociedade Paranaense de Enfermeiros Auditores – 2000).

A necessidade de expansão para o mercado nacional foi marcante com a estrutura de empresas de auditoria médica em Brasília (1998), Porto Alegre (1999), Florianópolis (2004) e Maringá (2006). As duas primeiras, por questões estratégicas e operacionais, tornaram-se independentes já nos primeiros anos de atuação local.

Como consequência da sua atividade, a IMPACTO participou ativamente da criação de outras empresas independentes focadas em diferentes segmentos do mercado de saúde: DELTA SAÚDE (Saúde Ocupacional, 1995); HCA Médica (Gestão Hospitalar, 1998); HANDS-LIFECARE (joint venture internacional para adaptação e difusão da tecnologia de homecare, 1999); e HANDS Homecare (agência de homecare em Curitiba, 2002).

Desde a fundação da IMPACTO

O mercado de saúde suplementar vivenciou mudanças fundamentais. A principal delas foi à criação da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) para regulação das operadoras de planos privados de saúde, trazendo várias demandas ao setor que exigiram ações críticas à sua sobrevivência. Isso motivou o realinhamento do foco da empresa e uma profissionalização na prestação de serviços. Dentre as ações tomadas, destacam-se:

  • O nome IMPACTO Auditoria Médica e de Enfermagem foi alterado para IMPACTO Auditoria em Saúde.
  • Seus principais gestores buscaram excelência na formação acadêmica tanto nacional como internacionalmente.
  • A implementação de um modelo de prestação de serviços ágil e inovador, oferecendo soluções ao mercado de saúde para melhora efetiva da eficiência administrativa e operacional.

A IMPACTO sabe da importância da formação profissional, cumprindo o seu papel nesse sentido, disponibilizando campos de estágio, ensino e pesquisa para universidades e cursos de pós-graduação, absorvendo em seu quadro os melhores alunos que, associados ao perfil acadêmico, apresentem visão inovadora e dinamismo em uma área em constante mudança.

No final de 2006, a IMPACTO passou pelo maior processo de mudança da sua história. Incorporou os principais consultores e as tecnologias (metodologia, manuais e rotinas) da HCA Médica, que deixou de atuar no mercado. Esse fato fez com que a empresa sofresse uma reorganização estrutural profunda, exigindo o alinhamento dos seus produtos a uma formatação que possibilitasse uma atuação mais abrangente no mercado de saúde.