Auditoria em planos de saúde

Auditoria em planos de saúde: entenda os passos e como a tecnologia pode ajudar sua operadora

A auditoria em planos de saúde avalia se os serviços, procedimentos e atendimentos realizados nas instituições de saúde estão adequados. O objetivo é garantir a qualidade do atendimento prestado e a segurança do paciente.

Nós sabemos que para você, gestor, ter o controle e acesso de todas as informações é uma tarefa desafiadora. O sucesso da gestão está na realização de processos organizados e no agrupamento das informações em um sistema seguro.

Portanto, a auditoria hospitalar, aliada a um software inteligente, é a melhor maneira de assegurar a qualidade dos serviços e manter a gestão no controle.

Você sabe quais passos deve seguir? E como a tecnologia pode ajudar a sua operadora? Neste artigo, vamos dar mais informações sobre o assunto. Confira!

Como funciona a auditoria em planos de saúde?

A auditoria em planos de saúde trabalha intensamente para identificar erros, controlar faturamentos, revisar custos, detectar glosa hospitalar, entre outros.

Esse processo tende a se tornar ainda mais complexo à medida que a operadora cresce e conquista mais clientes. Diante disso, é fundamental manter o controle utilizando plataformas que auxiliam e otimizam o seu trabalho.

Geralmente, uma equipe ou um auditor qualificado realiza a auditoria, que pode ter duas formas:

Auditoria contínua

A empresa realiza a auditoria contínua em períodos determinados. E mesmo que aconteça uma nova auditoria, ela deve ser continuada a partir do ponto em que a anterior parou.

Auditoria periódica

A auditoria periódica também é feita em um período determinado, mas não tem relação de continuidade com a concluída anteriormente.

Fluxograma da auditoria

A auditoria em planos de saúde pode ser realizada em diferentes etapas. Depende de qual modelo você irá implementar. Ao invés de seguir um fluxo tradicional, com planilhas e trabalhos manuais, o ideal é automatizar o processo com softwares disponíveis no mercado.

Assim, os dados são centralizados com todo processo de monitoramento e informações necessárias para uma auditoria hospitalar efetiva.

Indicadores de qualidade

Indicadores de qualidade são importantes auxiliares no planejamento de ações dentro do fluxo e asseguram a eficiência dos processos. O objetivo é elaborar os pontos estratégicos para a análise do gestor, como custo total, número de pacientes, tempo médio de permanência, taxa de mortalidade etc.

Por isso, é necessário utilizar uma base de dados confiável e que faça todo o monitoramento de maneira automática, evitando erros manuais. Isso faz com que você tenha uma visão mais clara da situação para traçar um plano de ação corretivo e otimizar a sua tomada de decisão.

Foco em melhoria contínua

Antes de se preparar para a próxima auditoria médica, é preciso ter em mente o foco em melhoria contínua para garantir uma gestão de qualidade. Esse processo pode começar no final da última auditoria realizada.

O auditor precisa trabalhar nos resultados obtidos, aprofundar nas informações e analisar todos os dados. Além de visão holística, isso se torna uma maneira eficaz de melhorar a sua gestão progressivamente.

Com isso, será possível entender o que precisa de mais atenção, o que pode ser aperfeiçoado e otimizado. A partir daí, você pode planejar futuras ações e estratégias, com foco sempre na melhoria contínua.

Como um sistema de auditoria hospitalar pode ajudar a sua empresa?

É importante entender que a auditoria em planos de saúde vai otimizar a gestão de atividades da sua instituição, reduzindo as falhas e proporcionando um nível de qualidade elevado.

O processo de auditoria permite que você identifique pontos fortes e fracos, visando o aperfeiçoamento e possíveis melhorias das tarefas realizadas, a fim de evitar a glosa hospitalar.

Entendendo a raiz do problema é possível priorizar o que mais precisa de atenção e assim reduzir prejuízos, melhorar os lucros, aperfeiçoar a experiência do paciente entre outros.

Uma auditoria efetiva conta, fundamentalmente, com o auxílio da inteligência artificial para realizar as tarefas de maneira automática. Isso garante uma economia de tempo e de recursos. Entenda como é feito:

Implementação de dados

Os dados sobre as auditorias realizadas ficam armazenados em um sistema, de forma segura, concentrados em um só lugar. Essa implementação estabelece um padrão para identificar automaticamente vários tipos de pedidos de autorização. Solicitações aprovadas ou negadas também são diferenciadas pelo software.

Além de facilitar o trabalho da autoria e liberar os profissionais (de processos manuais), a implementação reduz o risco de erros, melhora o aproveitamento e aumenta a produtividade da empresa.

Análise de dados

Após a implementação dos dados, é possível analisar os pedidos registrados no sistema. Como esse processo é feito de forma automática, a quantidade de análises concluídas tende a aumentar significativamente em comparação ao trabalho manual.

Ao otimizar tempo, os auditores podem analisar de maneira mais profunda os casos que necessitam de maior atenção. Além disso, a chance de erros diminui quando a análise é feita por uma inteligência artificial.

Resultados mais assertivos

Com a implementação e as análises concluídas, o sistema apresenta o resultado da auditoria e, em seguida, direciona para o auditor. A ferramenta tecnológica pode ser personalizada para atender as necessidades da instituição e alcançar os resultados desejados.

Conclusão

A auditoria em plano de saúde pode ajudar você na gestão da qualidade e melhoria contínua da sua instituição. Com as mudanças aceleradas do mercado, implantar soluções inteligentes é a melhor escolha para alavancar o seu negócio e se destacar em meio a concorrência.

Os avanços tecnológicos, em consonância com empresas qualificadas para a prestação desses serviços, são essenciais para o alcance de bons resultados e sucesso do seu negócio.

A Impacto Auditoria em Saúde conta com alta tecnologia e uma equipe especializada em auditoria em planos de saúde. Fale conosco, conheça nossas soluções e veja como sua operadora pode evoluir em gestão de qualidade.