indicadores de gestão hospitalar

Como usar os indicadores de gestão hospitalar para melhorar seus processos?

Manter os indicadores de gestão hospitalar positivos, assegurando o lucro e qualidade no serviço prestado, não é uma tarefa fácil. Por isso, é necessário que se faça um controle constante dos dados obtidos.

Os indicadores de desempenho são as métricas que irão avaliar a atividade da instituição de acordo com os objetivos impostos pela gestão, a fim de melhorar a performance da sua operadora.

Neste artigo, vamos explicar como fazer um processo eficaz e alcançar bons resultados utilizando os indicadores de gestão hospitalar. Confira!

O que são os indicadores de gestão hospitalar e para que servem?

Os indicadores de gestão hospitalar evidenciam informações que podem ajudar você a identificar falhas e entender como lidar melhor com os problemas da sua operadora.

Os números são utilizados para medir o padrão de qualidade e comparar com diferentes itens ou períodos de tempo, chamados também de KPI’s (Key Performance Indicator).

A análise desses dados contribui para que você seja capaz de aprimorar suas estratégias para investir em ações mais efetivas. Baseado em índices reais, você consegue avaliar o desempenho da operadora de saúde, com uma referência segura para a tomada de decisões assertivas.

É possível que, com os indicadores, você consiga implementar uma cultura de aprimoramento constante na administração de saúde. Isso pode gerar melhorias em vários pontos da gestão, destacando sua operadora entre os concorrentes.

Avanços da tecnologia na gestão hospitalar

Os avanços da tecnologia permitem que os gestores tenham mais capacidade para controlar e melhorar a performance das operadoras de saúde. Isso quer dizer que, além de otimizar processos e a utilização de recursos, é possível também diminuir custos e ganhar tempo na execução de determinadas tarefas.

Um levantamento realizado pela pela Accenture mostra que 70% dos médicos têm mais proficiência no uso de prontuários eletrônicos. E 63% afirma que o uso de TI na área de saúde reduziu o tempo das consultas.

Segundo o presidente da Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS), existem mais de 500 mil tecnologias médicas diferentes em uso atualmente. Isso vale para aparelhos eletrônicos e aplicativos digitais que auxiliam a administração de sistemas de saúde. Mas, também inclui tecnologias alternativas que têm o intuito de melhorar a vida das pessoas.

Portanto, a tecnologia aplicada à saúde é capaz de gerar benefícios aos pacientes e aos profissionais, através da digitalização de processos ou de um software que facilite a análise dos indicadores de gestão hospitalar.

A tecnologia melhora a gestão das operadoras e instituições de saúde, auxiliando nas tarefas diárias, redução de erros, otimização de tempo e integração das informações, permitindo que a equipe foque em outros objetivos.

Conheça algumas tecnologias na gestão hospitalar que auxiliam sua operadora de saúde:

Inteligência artificial

A IA é uma grande aliada dos indicadores de gestão hospitalar, pois desenvolve diversos procedimentos baseando-se em dados precisos, conseguindo definir sobre a autorização de cada guia.

Assim, sua operadora ganha agilidade nos processos de autorizações e gera a satisfação dos beneficiários. A IA garante maior segurança nos resultados, 

visto que os erros humanos são minimizados, e também a redução de custo com auditores, que podem focar em tarefas mais desafiadoras.

Business Intelligence

O Business Intelligence é um conjunto de tecnologias e estruturas capazes de transformar grandes quantidades de dados brutos em informações relevantes para a sua tomada de decisão.

Assim, você consegue acompanhar e correlacionar diversas informações úteis para as estratégias e o funcionamento da sua operadora de saúde. É possível também se antecipar aos riscos que podem comprometer a gestão, permitindo que você aja antes das dificuldades surgirem.

Tipos de indicadores de gestão hospitalar

Com um software de gestão hospitalar, você consegue configurar os indicadores de acordo com as necessidades da sua operadora. O ideal é que estejam relacionados à produtividade do negócio, aos processos operacionais existentes e à sua eficiência administrativa.

No entanto, existem os indicadores globais, que servem para qualquer tipo de gestão. Conheça alguns deles:

Taxa de ocupação

A taxa de ocupação é um dos indicadores de gestão hospitalar mais importantes. É a relação entre o número de pacientes por dia e a quantidade de leitos, ambulatórios e postos de atendimento em um determinado período.

É possível saber o tipo de leito que é mais usado, o fluxo do hospital, qual a faixa etária, sexo que mais demanda etc. Com essas informações você pode organizar melhor os recursos e buscar maior equilíbrio na gestão.

Afinal, altas taxas de ocupação hospitalar aumentam o número de imprevistos e os custos globais do hospital. Enquanto as baixas taxas indicam utilização ineficaz de recursos e insatisfação por parte dos pacientes.

Tempo médio de permanência

O tempo médio de permanência dos pacientes é um indicador que retrata a rotatividade do leito operacional.

Provavelmente você, como gestor, já sabe que o tempo de permanência impacta o custo hospitalar e a saúde dos pacientes. Longos períodos de internação podem gerar problemas, como: aumento de infecções hospitalares graves, comprometimento da saúde física e mental do paciente e desvio de recursos financeiros importantes.

Esse tempo é definido pela relação entre o total de pacientes por dia e o número de pacientes que recebem alta em um determinado período. Com isso, você consegue avaliar o tempo médio de internação e a eficiência do cuidado hospitalar.

Há casos que demandam mais tempo. Por isso, é preciso avaliar todos os fatores individuais para definir as melhores metas para cada setor. Você pode verificar se as estadias estão longas ou curtas demais e se há necessidade de investigar as causas, por exemplo.

Satisfação do paciente

Permite avaliar o nível de satisfação dos pacientes em relação à eficiência da sua operadora e das prestadoras de serviço, durante o processo, por meio de um simples questionário, se for preciso.

É comum utilizar a metodologia NPS (Net Promoter Score). Nela, é feita a pergunta: “Em uma escala de zero a dez, qual a probabilidade de você recomendar nossa instituição para um amigo ou conhecido?”.

Com as respostas, é possível implementar ações para melhorar a satisfação dos pacientes, minimizando os problemas reais relatados na pesquisa, como formas de pagamento, marcação de consulta, resultado de exames entre outros.

Como as métricas impactam a relação com o paciente?

As métricas podem ajudar não só a mensurar a gestão hospitalar, mas também impactam na relação com o paciente.

Como já citamos, o indicador “satisfação do paciente” tem o objetivo de melhorar os atendimentos de acordo com a necessidade que eles expõem. 

Com metas bem definidas, você poderá alcançar níveis de satisfação e qualidade consistentes para o seu negócio.

Existem outras métricas de gestão hospitalar que estão diretamente ligadas à experiência do paciente:

  • CSAT (Customer Satisfaction Score): pesquisa de satisfação focada em interações de curto prazo;
  • CES (Customer Effort Score): verifica quanto esforço o seu público precisa aplicar para utilizar os seus serviços.

Em posse dessas e de outras informações complementares, você tem condições de avaliar o desempenho da sua equipe, visando a melhoria dos serviços e, consequentemente, a satisfação dos usuários.

Como implementar os indicadores na sua gestão?

O primeiro passo para implementar os indicadores de gestão hospitalar é determinar os objetivos e as prioridades.

Faça uma análise geral e identifique os pontos que necessitam de intervenções mais urgentes. Em seguida, comece a planejar as ações necessárias para execução do projeto. Assim, você poderá analisar os resultados desejados e adotar novas métricas e estratégias.

Ao escolher os indicadores, é importante assegurar que eles sejam consistentes. Avalie algumas características, como: possibilidades de erro, facilidade de ser entendido, aplicado e analisado e se é compatível com os métodos de coleta disponíveis. Lembre-se, também, de observar a legislação. Os parâmetros da área da saúde devem estar de acordo com a legislação brasileira. Por isso, crie indicadores que avaliem a adequação a essas leis.

Conclusão

A tecnologia é uma grande aliada dos indicadores de gestão hospitalar. 

Por meio deles, você consegue tomar decisões rápidas e dar mais autonomia e oportunidade de autogestão à sua equipe.

A informação baseada em dados é essencial para manter a competitividade das operadoras de saúde, pois eleva a qualidade e aumenta o lucro, uma vez que reduções estratégicas são aplicadas, como tempo e dinheiro, por exemplo.

Utilizar um software de gestão auxilia na definição de indicadores, coleta e análise dos dados, otimizando o trabalho dos auditores e gestores. A utilização de ferramentas para fazer um upgrade na gestão de processos é comum nas empresas que têm objetivos mercadológicos definidos. 

A Impacto Auditoria em Saúde oferece soluções de tecnologia e inteligência para a gestão de planos de saúde. Se você pretende melhorar a gestão da sua operadora, fale com um especialista!

Até a próxima!